O que é uma cárie?
A cárie é uma lesão estrutural no dente que sinaliza a deterioração, causada por tipos de bactérias que corroem o esmalte ou até a dentina. Elas se acumulam na placa bacteriana, onde contém saliva, restos de alimentos e substâncias naturais. Podem se formar entre os dentes, ao redor de próteses ou restaurações, perto da linha da gengiva e fóssulas e fissuras.Quais são os tipos de cárie?
Existem três tipos principais de cárie. São: » cárie coronária, a mais comum que se localiza entre dentes ou superfícies de mastigação; » cárie radicular, que aparece na velhice por conta de deterioramento natural causado pela retração das gengivas; » cárie recorrente, que pode aparecer em volta de restaurações e coroas.Quais são as consequências da cárie?
Um dente com cárie pode causar desconforto, fratura, incapacidade de morder, abscesso e sensibilidade.Quais são os fatores de risco para o surgimento de cáries?
» Idade: crianças e idosos, por conta de problemas na escovação e consumo de medicamentos, têm problemas mais frequentes com cáries. » Escovação inadequada: você sabia que nos primeiros 20 minutos após a alimentação as bactérias dentro da boca estão em ponto de maior atividade? Portanto é recomendado que escove os dentes logo que terminar uma refeição. Isso vai impedir o processo de deterioração. O cuidado deve ser redobrado caso você goste de sorvete, mel, refrigerante e tudo que envolva açúcar. Esses alimentos podem ficar presos ao dente e são mais propensos a causar cáries. Aprenda a escovar os dentes da maneira correta agora. » Localização do dente: geralmente, os molares e pré-molares tê maior número de aparecimento de cáries. O motivo disso é que por estarem localizados na parte de trás da boca, a escovação não é tão fácil.» Transtornos alimentares: pessoas que têm bulimia podem sofrer com cáries por conta do ácido do estômago presente no vômito. Em contato com os dentes, dissolve o esmalte dentário e pode causar cárie.
Dente com cárie pode atrapalhar o tratamento dentário?
Se você está fazendo tratamento dentário e descobriu um dente com cárie durante uma consulta de rotina, precisa visitar um dentista. Saiba que dentes com cáries podem te fazer usar aparelho por mais tempo, porque a resistência promovida será maior. Sendo assim, será preciso mais tempo para realizar a movimentação necessária, além disso, mais força deverá ser aplicada.Como tratar um dente com cárie?
Se o dente com cárie tiver apenas dado os sinais iniciais, como manchinhas brancas, é possível reverter o quadro. Porém, se o esmalte já tiver sido destruído, o dentista precisará preencher o local deteriorado com liga de prata, ouro, porcelana ou resina, através de uma restauração. Outra opção é a realização de tratamento de canal. Este só é indicado caso o nervo pare de funcionar.Tratar o dente com cárie antes ou depois do tratamento com aparelho?
Caso tenha o conhecimento da cárie antes de colocar o aparelho ortodôntico, opte por fazer a restauração ou o canal primeiro para depois fazer o tratamento. Como o aparelho pode dificultar um pouco a higienização, provavelmente você vai querer que tudo fique bem primeiro para não correr riscos de acometer outros dentes.Como prevenir um dente com cárie?
A melhor forma de prevenir um dente com cárie sempre vai ser através da escovação adequada. Pelo menos, três vezes ao dia e com utilização frequente de fio dental. A cada seis meses, é recomendado que faça uma limpeza profissional e exames para detectar possíveis desenvolvimentos de problemas bucais.Se você for usar aparelho ou já estiver usando, vale a pena pesquisar sobre o aparelho autoligado transparente. Além de ser 40% mais rápido que a concorrência, mais discreto e mais confortável, ainda é muito mais higiênico devido a ausência das famosas ligaduras elásticas (borrachinhas). Entenda as 10 vantagens do aparelho fixo autoligado.