O que é o dente do siso?
O dente do siso é o último molar de cada lado dos maxilares. Por serem os últimos a nascerem, pode resultar em "falta de espaço", podem ficar inclusos. Ou seja, presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, o que pode causar inchaço e dor.Quais problemas podem ser causados pelo dente do siso?
O dente do siso que nasce parcialmente, mal posicionado ou sequer consegue nascer pode causar problemas de alinhamento e diversos outros problemas. Conheça alguns:Apinhamento de dentes
Quando o dente do siso está para nascer e não há espaço, pode acabar causando movimentação de outros dentes e até faze-los ficarem tortos. Além de prejudicar a estética, facilita o acúmulo de bactérias e sujeiras.
Inflamação
O acúmulo de bactérias pode causar inflamação. O paciente vai sentir dor intensa, edema e até sofrer com limitação da abertura bucal. Se as bactérias chegarem na corrente sanguínea e a pessoa estiver com o sistema imunológico debilitado, a inflamação pode se espalhar pelo organismo.
Cáries e gengivites
Como o nascimento do dente do siso, pode entortar alguns dentes e a higiene oral pode ser prejudicada. Caso nasça parcialmente, também há risco de facilitar acúmulo de alimentos e bactérias, causando cálculo dental (tártaro).
Calcificação
O dentes do siso também pode fazer fusão entre a raiz e o dente do osso. Com as duas estruturas unidas, fica muito mais difícil para realizar a extração, já que para isso, seria necessária a separação entre estes dois tecidos.
Como resolver problemas com dente do siso?
A única forma de resolver problemas com dente do siso é removendo-0. Caso comece a sentir dor, não demore a procurar ajuda, porque o siso pode causar deslocamento dos outros dentes da arcada ou reabsorção do osso. Sendo assim, o segundo molar (dente do lado) pode até mesmo cair. Antes dos 20 anos, pelos dentes terem raízes menores, a extração é mais fácil. Mas, em geral, a cirurgia é rápida (30 minutos por siso extraído) e indolor, por conta da aplicação da anestesia local. Há a possibilidade de extrair todos os molares em um dia só. Nos primeiros dias, é comum sentir dor e inchaço e até algum sangramento. Seu dentista ministrará antibióticos e sua dieta ficará restrita durante alguns dias para que dê tempo de cicatrizar. A alimentação deve ser pastosa e gelada para ajudar a diminuir o inchaço.A cicatrização completa leva mais ou menos uma semana.