O prognatismo mandibular é motivo de baixa autoestima em muitas pessoas. Como a arcada dentária inferior ultrapassa a arcada superior, uma das consequências é o queixo proeminente, além, é claro, de dificuldade para falar e mastigar.
Esse tipo de mordida cruzada, no entanto, tem tratamento. Com um pouco de paciência, você poderá sorrir sem preocupação. Conheça mais sobre o prognatismo e o que o aparelho ortodôntico pode fazer para melhorar.
O que é prognatismo?
O prognatismo mandibular é um tipo de mordida cruzada no sentido antero-posterior. Ou seja, os dentes inferiores ultrapassam os superiores e, como resultado, o maxilar e o queixo são projetados para frente. Nas condições ideais, para que a mastigação aconteça corretamente, os dentes da arcada superior devem encaixar nos inferiores, de maneira que os incisivos da arcada superior cubram parcialmente os inferiores. Como consequência, o prognatismo mandibular causa dificuldade na fala, mastigação, além de desarmonia ou deformidade na face. Entretanto, apesar de haver motivos para preocupação, não é preciso ter pânico. Afinal, além de existir tratamento, muitas pessoas têm. Um exemplo é a atriz Ingrid Guimarães, que realizou cirurgia para corrigir o problema.Quais são os tipos de prognatismo mandibular?
Existem quatro tipos de prognatismo mandibular. São eles: maxila bem posicionada com a mandíbula para frente (protruída); mandíbula bem posicionada com a maxila para trás (retruída); maxila e mandíbula retruídas; maxila retruída com mandíbula protuída.Qual é a causa do prognatismo mandibular?
O tipo mandibular é uma má formação dos ossos faciais. As causas mais comuns são genética ou hereditária. Porém alguns fatores estimulam o desenvolvimento, como chupar dedos ou chupeta, problemas respiratórios e como a língua é posicionada na boca.Como prevenir?
Se a criança tiver tendência ao prognatismo por conta de histórico familiar, deve-se acompanhar as alterações do crescimento maxilar. Geralmente se manifesta com o tempo, mas os sinais - mesmo que pequenos - vêm cedo. O melhor procedimento para tratamento é avaliado caso a caso, de acordo com investigação familiar e causa da má formação. De qualquer maneira, é mais do que fundamental o acompanhamento de um odontopediatra logo que os dentes de leite começarem a nascer. Assim, caso seja necessário realizar algum procedimento, a intervenção será mínima. Também pode ser realizado um tratamento interceptivo. Nele, é feito um exame para determinar idade fisiológica da criança. Como o prognatismo, geralmente, se instala pouco antes do surto de crescimento da puberdade, é preciso definir uma estratégia para minimizar os problemas.
Quais são os tipos de tratamento de prognatismo mandibular?
O tratamento, se não for feito preventivo ou interceptivo, deve ser feito após o pico de desenvolvimento da puberdade. Esse prazo é determinante para assegurar o fim do crescimento da mandíbula. Entretanto, ainda assim, é preciso analisar para avaliar o caso. Conheça alguns tipos:Tratamento ortopédico
O tratamento com os aparelhos ortopédicos atuando diretamente no desenvolvimento das bases ósseas (maxila e mandíbula).Tratamento ortodôntico
O tratamento de prognatismo pode ser realizado com diversos aparelhos ortodônticos. Os mais comuns são: aparelho língua e aparelho autoligado estético.Cirurgia ortognática
Essa é uma medida que só deve ser considerada, caso nenhum outro tratamento tenha surtido efeito. Isso pode acontecer, devido a predominância da genética. Na cirurgia ortognática, o profissional de ortodontia quebra o maxilar do paciente e depois une com parafusos especiais.Entenda os benefícios do autoligado estético no tratamento de prognatismo
Quem tem prognatismo costuma se sentir incomodado com a aparência, devido a predominância do maxilar. Portanto, na hora de realizar o tratamento, é necessário pensar em uma opção discreta. O aparelho estético autoligado New Evolution, desenvolvido pela New One, está se destacando no mercado devido por conta das inúmeras vantagens. Entenda as 10 vantagens do aparelho autoligado transparente.